top of page
Água,-Alimento-&-Democracia-logo

Água e alimentos: a base da democracia sustentável

Foto do escritor: Nelson Alex Lorenz
Nelson Alex Lorenz
17 de ago.
8 min de leitura

Atualizado: 17 de ago.

A gestão inadequada dos recursos hídricos e da produção agrícola pode desencadear crises que afetam não apenas a saúde e o bem-estar das populações, mas também a estabilidade política e social dado o caráter fundamental para a sobrevivência humana e o desenvolvimento sustentável. A ciência das últimas décadas tem demonstrado, com precisão crescente, que a forma como usamos a terra e a água para produzir alimentos está entrelaçada com a qualidade das nossas democracias. Neste post, exploramos essa tríade — água, alimento e democracia — à luz das pesquisas científicas mais recentes.


A importância da água na produção de alimentos

A água é recurso essencial da agricultura, que responde por cerca de 70% das captações globais de água doce e por 40% da produção de alimentos. Mas aqui a própria ciência nos oferece uma lição de humildade — e de rigor. Um estudo publicado em 2025 na PNAS Nexus analisou a rede de citações de 3.500 documentos e revelou que essas cifras se propagaram pela literatura com escasso suporte empírico: entre 60% e 80% dos caminhos de citação levam a fontes que não contêm dados que as sustentem.

Segundo os autores, a contribuição real da irrigação para a produção agrícola global pode estar entre 18% e 50%, e a participação nas captações de água, entre 45% e 90% (Puy et al., 2025). A conclusão não é que a agricultura consome pouca água — ela continua sendo, de longe, a maior usuária de água doce do planeta —, mas que decisões políticas robustas exigem dados verificáveis, e não números repetidos por inércia.

O que é incontestável é a escala da escassez da água. Mekonnen e Hoekstra (2016), em avaliação global de alta resolução espacial e temporal, estimaram que cerca de 4 bilhões de pessoas — dois terços da humanidade — vivem sob escassez severa de água durante pelo menos um mês por ano. A escassez hídrica deixou de ser um problema localizado para se tornar uma condição estrutural da economia alimentar global.


Uso da terra: o sistema alimentar como força planetária

A produção de alimentos é hoje o principal vetor de transformação da superfície terrestre. Na síntese mais abrangente já realizada sobre os impactos ambientais da alimentação — cobrindo cerca de 38.700 fazendas em 119 países —, Poore e Nemecek (2018) mostraram que o impacto ambiental de um mesmo produto pode variar até 50 vezes entre produtores, o que revela enorme margem para mitigação, mas também que os produtos de origem animal de menor impacto ainda tendem a superar os impactos dos substitutos vegetais. Terra e água aparecem ali como os dois grandes "custos ocultos" do prato.

Essa pressão já ultrapassou limites biofísicos globais. A atualização mais recente do marco das fronteiras planetárias concluiu que seis das nove fronteiras já foram transgredidas — entre elas, precisamente, a mudança no uso do solo (land-system change) e a mudança da água doce (freshwater change) (Richardson et al., 2023).

No caso da água, a inovação conceitual recente foi incluir a chamada "água verde" — a umidade do solo e os fluxos de evapotranspiração que sustentam florestas e cultivos de sequeiro. Wang-Erlandsson et al. (2022) propuseram uma fronteira planetária específica para a água verde e concluíram que ela também já foi ultrapassada, em grande parte por desmatamento e conversão de terras para a agricultura.

Para o mundo lusófono, há um exemplo eloquente e doloroso dessa interdependência entre uso da terra e água: a Amazônia. Leite-Filho et al. (2021), na Nature Communications, demonstraram empiricamente que o desmatamento no sul da Amazônia brasileira reduz a chuva regional a partir de determinados limiares de perda florestal — e que isso configura um "jogo de soma negativa" hidrológico e econômico: a expansão da fronteira agrícola destrói a própria chuva de que a agricultura depende. Sob um cenário de governança fraca, a região pode perder 56% de suas florestas até 2050; reduzir o desmatamento evitaria perdas agrícolas de até US$ 1 bilhão por ano. Em outras palavras: proteger a floresta não é obstáculo à produção de alimentos — é condição para ela.


Mudanças climáticas: o relógio adiantou

As mudanças climáticas estão redesenhando os padrões de precipitação e a viabilidade das colheitas. A nova geração de modelos climáticos e agrícolas do projeto AgMIP, publicada na Nature Food, projeta respostas mais pessimistas do que se supunha: a produtividade do milho pode cair até 24% até o fim do século no cenário de altas emissões, e o "sinal" das mudanças climáticas sobre as principais regiões produtoras deve emergir antes de 2040 — mais cedo do que as projeções anteriores indicavam (Jägermeyr et al., 2021). Não se trata mais de um problema para os netos: é uma transformação em curso na atual geração de agricultores.


A conexão entre água, alimentos e democracia

A gestão da água e dos alimentos não é apenas uma questão ambiental; é uma questão de justiça social e de qualidade das instituições políticas. E aqui a literatura científica é notavelmente convergente: a escassez, por si só, raramente gera conflito — o que gera conflito é a escassez combinada com desigualdade e instituições fechadas.

Escassez, desigualdade e conflito

Analisando os caminhos que levam a conflitos relacionados à água durante secas na região do Oriente Médio e Norte da África, Ide et al. (2020) constataram que clivagens sociais preexistentes, somadas a sistemas políticos autocráticos ou a cortes no abastecimento público de água, são os preditores relevantes do surgimento de conflitos — enquanto vínculos diretos e deterministas entre seca e violência não encontram sustentação. O estudo desafia narrativas simplistas: a seca é o gatilho, mas a pólvora é social e política. Na mesma linha, a revisão de Ismail (2021) sobre preços de alimentos e instabilidade política indica que a maioria dos estudos econométricos encontra associação entre altas de preços e maior probabilidade de protestos e distúrbios, embora mediada por queixas econômicas e políticas mais profundas.

Há ainda uma dimensão silenciosa desses conflitos. Zeitoun et al. (2020) mostram que disputas por águas transfronteiriças raramente explodem em violência aberta justamente porque são amortecidas por importações de alimentos — a chamada "água virtual" — e por assimetrias de poder entre países, o que mantém arranjos desiguais estáveis, mas não justos. E a competição não se dá apenas entre Estados: Rulli, Saviori e D'Odorico (2013) quantificaram o fenômeno do land grabbing — a aquisição transnacional de terras — e demonstraram que ele é, simultaneamente, um water grabbing: a apropriação de terras em países mais pobres carrega consigo volumes de água (verde e azul) que muitas vezes seriam suficientes para eliminar a subnutrição nos próprios países "adquiridos". O uso da terra é, sempre, também uma disputa pela água — e pelo poder de decidir sobre ela.


Participação cidadã: a experiência brasileira dos comitês de bacia

Se instituições fechadas agravam crises, instituições participativas podem preveni-las? A experiência brasileira oferece um laboratório estudado no mundo inteiro. A Lei das Águas de 1997 criou um sistema descentralizado e participativo de gestão por comitês de bacia hidrográfica — reunindo poder público, usuários e sociedade civil —, descrito na literatura como uma "inovação democrática" de referência internacional (Rothberg & Garde-Hansen, 2021). Pesquisas empíricas sobre o comitê da bacia do Paraíba do Sul mostram que a participação em múltiplos fóruns de decisão aumenta a influência percebida dos atores, apontando um caminho concreto para desafiar assimetrias tradicionais de poder (Mancilla García & Bodin, 2019).

Mas a mesma literatura documenta os limites dessa arquitetura quando testada pela crise. Durante a crise hídrica de 2014–2015 em São Paulo, os comitês das bacias Piracicaba-Capivari-Jundiaí foram incapazes de impedir que o governo estadual recentralizasse as decisões por medidas emergenciais amplamente reconhecidas como carentes de transparência, participação e legitimidade (Almazán-Casali et al., 2021). Um estudo comparativo entre Brasil, Argentina e Uruguai confirmou o padrão: diante de crises hídricas, os governos tendem a agir por canais rápidos e centralizados, relegando os comitês a papel meramente técnico ou consultivo (Trimble et al., 2022). A lição é clara: participação que só funciona em tempos de normalidade não é suficiente — é preciso blindar a democracia hídrica exatamente para os momentos de crise, quando ela mais importa.


Democracia alimentar

O mesmo raciocínio vale para o alimento. O conceito de food democracy (democracia alimentar) sustenta que os cidadãos devem deixar de ser consumidores passivos para se tornarem coautores das regras do sistema alimentar. Anderson (2023) argumenta que, para cumprir essa promessa, a democracia alimentar precisa de três condições: criar alternativas reais à concentração corporativa, incluir genuinamente as populações desfavorecidas na governança e garantir que os fóruns públicos de deliberação sejam ativos e respeitados pelas instituições. Conselhos de segurança alimentar, cadeias curtas de abastecimento e compras públicas da agricultura familiar são expressões práticas dessa agenda.


Soluções para uma gestão sustentável

O quadro científico acima não recomenda desespero — recomenda ação informada, em três frentes:

Na agricultura. Reduzir a enorme variabilidade de impacto entre produtores (Poore & Nemecek, 2018) por meio de monitoramento, agricultura de precisão, variedades resistentes e práticas de conservação do solo e da água — reconhecendo, com Puy et al. (2025), que precisamos de dados melhores sobre quanto se irriga e com que eficiência.

No território. Tratar o desmatamento como problema hídrico e agrícola, não apenas florestal: os limiares de chuva identificados por Leite-Filho et al. (2021) e a fronteira da água verde (Wang-Erlandsson et al., 2022) indicam que o ordenamento do uso da terra é política de segurança alimentar.

Nas instituições. Fortalecer — e proteger contra recentralizações oportunistas — os espaços de participação na gestão da água e do alimento. A evidência é consistente: onde há instituições inclusivas e capacidade de deliberação, secas e altas de preços têm menos chance de virar conflito (Ide et al., 2020); onde a participação é esvaziada nas crises, a legitimidade se perde junto com a água (Almazán-Casali et al., 2021; Trimble et al., 2022).


Conclusão

A água e os alimentos são mais do que recursos: são a base material da vida — e, como a ciência recente demonstra, a base institucional da democracia. Vivemos um momento em que seis das nove fronteiras planetárias já foram cruzadas, dois terços da humanidade experimentam escassez hídrica severa em parte do ano e os impactos climáticos sobre as grandes regiões produtoras devem emergir antes de 2040. Diante disso, o "estado democrático de direito à água e ao alimento" não é uma abstração jurídica: é a tecnologia social mais testada de que dispomos para transformar escassez em cooperação, em vez de conflito.

A mudança começa com cada um de nós — no comitê de bacia, no conselho de alimentação escolar, na cobrança por dados públicos e transparentes. Juntos, podemos fazer da gestão da água e do alimento aquilo que ela precisa ser: um exercício cotidiano de democracia.


Referências

Almazán-Casali, S., Puga, B. P., & Lemos, M. C. (2021). Who governs at what price? Technocratic dominance, ways of knowing, and long-term resilience of Brazil's water system. Frontiers in Water, 3, 735018. https://doi.org/10.3389/frwa.2021.735018


Anderson, M. D. (2023). Expanding food democracy: A perspective from the United States. Frontiers in Sustainable Food Systems, 7, 1144090. https://doi.org/10.3389/fsufs.2023.1144090


Ide, T., Rodríguez López, J. M., & Fröhlich, C. (2020). Pathways to water conflict during drought in the MENA region. Journal of Peace Research, 58(3), 568–582. https://doi.org/10.1177/0022343320910777


Ismail, Z. (2021). Interaction between food prices and political instability (K4D Helpdesk Report). Institute of Development Studies. https://doi.org/10.19088/k4d.2021.091


Jägermeyr, J., Müller, C., Ruane, A. C., et al. (2021). Climate impacts on global agriculture emerge earlier in new generation of climate and crop models. Nature Food, 2(11), 873–885. https://doi.org/10.1038/s43016-021-00400-y


Leite-Filho, A. T., Soares-Filho, B., Davis, J. L., et al. (2021). Deforestation reduces rainfall and agricultural revenues in the Brazilian Amazon. Nature Communications, 12. https://doi.org/10.1038/s41467-021-22840-7


Mancilla García, M., & Bodin, Ö. (2019). Participation in multiple decision making water governance forums in Brazil enhances actors' perceived level of influence. Policy Studies Journal, 47(1), 27–51. https://doi.org/10.1111/psj.12297


Mekonnen, M. M., & Hoekstra, A. Y. (2016). Four billion people facing severe water scarcity. Science Advances, 2(2), e1500323. https://doi.org/10.1126/sciadv.1500323


Poore, J., & Nemecek, T. (2018). Reducing food's environmental impacts through producers and consumers. Science, 360(6392), 987–992. https://doi.org/10.1126/science.aaq0216


Puy, A., Linga, S. N., Wei, N., et al. (2025). Widely cited global irrigation statistics lack empirical support. PNAS Nexus, 4(11), pgaf323. https://doi.org/10.1093/pnasnexus/pgaf323


Richardson, K., Steffen, W., Lucht, W., et al. (2023). Earth beyond six of nine planetary boundaries. Science Advances, 9(37), eadh2458. https://doi.org/10.1126/sciadv.adh2458


Rothberg, D., & Garde-Hansen, J. (2021). Improving water governance in Brazil: An organisational memory approach. Ambiente & Sociedade, 24. https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc20200211r3vu2021l4ao


Rulli, M. C., Saviori, A., & D'Odorico, P. (2013). Global land and water grabbing. Proceedings of the National Academy of Sciences, 110(3), 892–897. https://doi.org/10.1073/pnas.1213163110


Trimble, M., Olivier, T., Anjos, L. A. P., et al. (2022). How do basin committees deal with water crises? Reflections for adaptive water governance from South America. Ecology and Society, 27(2), 42. https://doi.org/10.5751/es-13356-270242


Wang-Erlandsson, L., Tobian, A., van der Ent, R. J., et al. (2022). A planetary boundary for green water. Nature Reviews Earth & Environment, 3(6), 380–392. https://doi.org/10.1038/s43017-022-00287-8


Zeitoun, M., Mirumachi, N., & Warner, J. (2020). Analysis for water conflict transformation. Water International, 45(4), 365–384. https://doi.org/10.1080/02508060.2019.1607479

Água,-Alimento-&-Democracia-logo

LOCALIZAÇÃO

Florianópolis, SC - Brasil

© 2026 Água, Alimento & Democracia. Todos direitos reservados.

E-MAIL

info@aguaalimentodemocracia.com

SOCIAL

bottom of page